quinta-feira, 30 de maio de 2013

1˚ DIA: BRASÍLIA - DIAMANTINA

O primeiro dia era apenas o deslocamento de BSB até Diamantina, MG. O percurso foi de 730 km pela BR 040, nossa velha conhecida, até a intercessão para Curvelo onde pegamos a BR-259 até Diamantina. Saímos cedo, pois não conhecíamos a parte final da estrada e não queríamos arriscar chegar tarde, já escuro. A estrada estava boa na BR 040, apenas com alguns trechos em obra, com meia pista funcionando, o que gerou um pequeno atraso. Na segunda parte, embora fosse uma estrada secundária, estava boa, apenas com asfalto irregular, mas sem buracos. A vegetação muito bonita, bem rural, com muitas fazendas, criação de gado. Em vários trechos, as árvores faziam túneis na estrada. Fomos subindo até 1400 metros. O terreno era de vegetação rasteira com muitas pedras. Chegamos a Diamantina às 16h30min.


Fomos primeiro ao Posto de Informações Turísticas, que fica bem no centro histórico – mas muito mal sinalizado. Lá nos deram um mapa (meio esquemático – não é muito fácil de localizar as atrações) e algumas explicações (a mulher não era muito boa de explicar nada, aliás ela e várias outras pessoas que perguntamos). Mas, juntando com outras informações do hotel e do Guia 4 Rodas, pudemos montar nossa programação. Sugiro a quem vier a essa região vir preparado com informações colhidas na internet, pois por aqui é meio falho.
A noite fomos até o Mercado Municipal onde tinha uma feirinha, musica ao vivo e umas barracas de comidinhas... Mas optamos por ir a um restaurante. 
Fomos ao Recanto do Antônio, onde comemos uma boa comida mineira. Andamos um pouco pelo centro, batemos algumas fotos e fomos para o hotel. Nosso hotel é fora do centro, o que foi uma “bola fora”. Mas é razoável, exceto pelo chuveiro elétrico que cai meia dúzia de pingos... Mas ficamos apreensivos pelos hotéis do centro, em casarões antigos, se teriam estacionamento e outros confortos “modernos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário